Lógica Reversa


LÓGISTICA REVERSA


A lógica Reversa trata, em suma, do fluxo físico dos produtos, embalagens e outros materiais, do ponto de consumo ao local de origem.
Com o crescimento do volume de negócios e com o consumismo exacerbado aumenta também o consumo de lixo e materiais que precisam devolvidos a sua origem, este tráfego precisar se tratado de forma correta. E é a lógica reversa a área responsável por este fluxo reverso de produtos, seja ele realizado de alguma forma: reciclagem, reuso, recall, devolução dentre outros. A Importância deste processo se encontra em dois extremos   regulamentações, que exigem o tratamento de alguns produtos após seu uso (como as embalagens de agrotóxicos ou baterias de celulares); na outra ponta, a possibilidade de agregar valor ao que seria lixo.  
Existe uma grande pressão da Sociedade por  produtos e processos ecologicamente corretos,com isso  a reciclagem ganha força e a logística reversa é um dos principais motores deste movimento. Contribuindo legitimamente para a redução dos impactos ao meio ambiente há um ganho de imagem para a empresa que o faz.
3 Fatores estimulam  o retorno dos produtos:
1- Consciência cada vez maior da população para a necessidade de reciclar e de se preocupar com o meio ambiente;
 2- Melhores tecnologias capazes de reaproveitar componentes e aumentar a reciclagem; 
3- Questões legais, quando a legislação obriga que as empresas recolham e dêem destino apropriado aos produtos após o uso.
As empresas precisam  cuidar dos locais de armazenagem  que precisam ter  sistemas capazes de lidar com o volumes crescentes , Identificar as melhores estruturas de transporte capazes de recolher estes produtos, sua maioria disperso pelos centros de consumo,  e levá-los de volta às fábricas ou centros de tratamento é um grande desafio que precisa ser corretamente modelado. As práticas neste recente segmento ainda não estão consolidadas, e há espaço para diversas inovações.

Logística Reversa para o lixo eletrônico
È notório o avanço da tecnologia nos dias atuais, e com este avançao tecnológico somo “forçados” a trocar  nossos computadores e outros equipamentos .  Quem não se lembra dos Walk man? ( walkman:aparelhos portáteis que tocavam fitas K7) Falo isso por que nasce na década de 80.  Em seguido sugiu o disc man , mas já estamos na era do IPOD, me pergunto qual será a próxima invenção
Com computadores a situação é a mesma, e certamente você consegue identificar outros aparelhos com vida útil invenção curta: telefones celulares, vídeos-cassete, DVDs, blu-rays, etc.
Para onde vai todo esse lixo? Plásticos, materiais descartáveis. Daí surge a necessidade de um fluxo integrado para a aplicação  logística reversa , a fim de minimizar os problemas ambientais e financeiros.  Sabemos que a maioria das  empresas investem em logística reversa e cuidados com meio ambiente também por interesses econômicos. É possível economizar algum dinheiro em matérias-primas, ao mesmo tempo em que se satisfaçam as leis e se consegue uma boa imagem por isso, com a vantagem obtida através do marketing dessas ações e não há nada de errado com isso.

Precisa-se criar um consciência sócia nas empresas, governos e legisladores,ou seja, deve ser feito um trabalho em conjunto. A estratégia para reduzir impacto ambiental gerado por uma empresa passa a ser vista como estratégia de sustentabilidade da própria empresa no momento em que o mercado consumidor estiver mais atento, como já é o caso de vários nichos no Brasil.

Da mesma forma, adicione-se a isto o interesse de pesquisas acadêmicas, governo, setor produtivo e comunidade em geral para criar uma consciência cultural para a logística reversa para ajudar a preservar o meio ambiente e seus ecossistemas.

Por fim, Recicla não é o suficiente, o lixo que sai das nossas casa é apenas a ponta do iceberg, para haja mais eficiência neste processo todas as partes devem unir-se e criar um estrutura de extração, produção, distribuição, consumo e tratamento de lixo visando o todo e não apenas o comercio, o governo neste processo tem um fato extremamente decisivo, no qual sua gestão deve ser voltado para o povo e não para os grandes empresários. Precisamos nos livrar da antiga mentalidade de usar e jogar fora

http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-reversa-para-o-lixo-eletronico/ersa/ em 23-02-2013 as 21:33



Nenhum comentário:

Postar um comentário