O Consumismo é necessário?
Talvez ainda não tenhamos
parado para pensar, mas observando as condições do ambiente que nos rodeia, e
os malefícios que a ele causamos, se faz necessário refletir sobre o nosso
“consumismo”. Sim, será que é realmente necessário substituir os nossos bens em
um prazo tão curto? Vamos ficar doentes se não trocarmos o nosso aparelho
celular pelo mais atual? Não seremos mais aceitos pelos nossos amigos se
usarmos as roupas que estavam na moda no semestre passado? Enfim, cada vez mais
rápido, os bens de consumo se renovam, e muito embora não percebamos, estamos
nos tornando reféns dessas atualizações.
Na sociedade que vivemos,
todos os dias somos estimulados a comprar, a consumir, mesmo que já tenhamos
aquele determinado produto, e que ele esteja em pleno funcionamento, mas ainda
assim as propagandas nos dizem que precisamos comprar, inclusive os nossos
governantes apresentam esse ato como algo muito saudável para a economia, pois
dessa forma nós fazemos a mesma “girar”, e agindo assim fortalecemos o marcado,
e por ai vai. Por outro lado, de acordo com a mídia, se não participarmos desse
processo de atualização constante, podemos ser deixados à margem ou ter sérios
prejuízos no nosso convívio, e se ainda tivermos dúvidas dessa afirmativa, é só
prestar atenção nas propagandas veiculadas. Como exemplo, podemos citar a
propaganda da Panasonic apresentando o aparelho de televisão “SmarTViera”, como
essencial para o convívio em família, http://www.youtube.com/watch?v=weAAiP7Gw5I
(link de acesso ao vídeo da propaganda) ou a propaganda da Samsung que
apresenta o aparelho celular da linha “Samsung Galaxy” como fundamental para a
prática de tirar fotos, fazendo inclusive, comparação com uma máquina
fotográfica utilizada por aquele indivíduo, http://www.youtube.com/user/SamsungMobileBrasil?v=qJBWcNSdFx0
(link de acesso ao vídeo da propaganda).
No meado dos anos 50, o
analista de vendas, Victor Lebow, disse que:
“Nossa
economia produtiva requer que o consumo se torne nosso modo de vida, a
convertermos o ato de comprar e usar bens como rituais, que tenhamos satisfação
pessoal e espiritual ao consumirmos. Precisamos consumir, queimar, substituir e
descartar em uma velocidade muito rápida.”
Ou seja, nada disso
aconteceu por um mero acaso, mas sim, por algo que os governantes e as
corporações entenderam como “necessidade”, e por isso, eles trabalharam para
que esse movimento tenha se sedimentado até os nossos dias, impondo, inclusive,
situações que são facilmente percebidas no nosso cotidiano, são os casos da
obsolescência planejada e da obsolescência perceptível. Se pararmos para analisar, as pessoas que
hoje gozam de um pouco mais de experiência, costumam reclamar do “prazo de
validade” dos nossos bens de consumo, pois de fato, os produtos mais antigos
duravam muito mais em relação aos atuais. Os produtos possuíam uma capacidade
intelectual menor, porém, eram mais resistentes. Esse “prazo de validade” que é
praticado atualmente, chamamos de obsolescência planejada. Já a obsolescência
perceptível está ligada à mudança do design dos produtos, sejam eles da moda,
da tecnologia, enfim, esse quesito aborda o descarte de produtos simplesmente
pela aparência. Para clarificar esse entendimento, nos basta analisar o mercado
de aparelhos celulares, pois esses aparelhos variam de cor, de tamanho, de
formato, de tecnologia, de forma que somos induzidos a substituir os nossos
aparelhos a cada seis meses, ou até em um período menor que este. Seguem abaixo
algumas informações relativas ao consumo no nosso país:
·
A Federação Nacional da Distribuição de
Veículos Automotores (FENABRAVE) divulgou que em 2012, foram vendidos 3.801.859
veículos emplacados, representando um crescimento de 4,6% sobre 2011, que teve
o marco de 3.632.842. A quantidade de automóveis comercializados em 2012
representa algo em torno de 20% maior do que a população de Salvador registrada
pelo IBGE em 2011, o terceiro município mais populoso do Brasil;
·
O IDC publicou que nos primeiros seis meses
2012, foram vendidos 27,3 milhões de celulares no mercado brasileiro.
·
Ainda de acordo com o IDC, há uma expectativa
de que 62 milhões de aparelhos celulares sejam comercializados no ano de 2012,
o que representaria uma redução de 8% em relação ao ano de 2011. A expectativa
do IDC referente ao número de aparelhos celulares vendidos em 2012 representa
algo em torno de 30% da população brasileira em 2011 registrada pelo IBGE.
·
Conforme dados divulgados pelo IDC, 7,8
milhões de computadores foram comercializados nos Brasil, no primeiro semestre
de 2012.
·
O IDC registrou que em 2011, o mercado
brasileiro de computadores chegou à marca de 15,4 milhões de unidades vendidas,
se consolidando assim na 3ª posição do mercado mundial, ficando atrás apenas de
China e Estados Unidos. O número de computadores vendidos em 2011 é algo em
torno de 25% maior do que a população de São Paulo registrada em 2011 pelo
IBGE, o município mais populoso do Brasil.
·
IDC – Instituto de inteligência de mercado,
consultoria e eventos nos mercados de Tecnologia da Informação e
Telecomunicações.
·
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística
.
Não estamos aqui para
decretar que não devemos mais comprar bens de consumo, ou que não devemos gozar
dos benefícios que a tecnologia nos proporciona, mas o que precisamos pensar é
que quando compramos produtos novos, acabamos de uma forma lógica descartando
os produtos velhos. E o que de fato acontece com o nosso descarte? Será que
esses produtos são devolvidos para a natureza de forma que os mesmos não
agridam o nosso meio ambiente? Porque não pensar em produtos mais duradouros, e
assim buscar uma forma de consumo mais consciente e responsável? Bem, se
simplesmente descartarmos os bens que não quisermos mais, tendo o nosso planeta
um espaço finito, com certeza, além de degradarmos o nosso ambiente, daqui a
algum tempo não teremos mais onde depositar o nosso lixo, por essa e outras
razões, precisamos refletir se realmente necessitamos consumir tanto em tão
pouco tempo.
Fontes bibliográficas:
http://www.youtube.com/watch?v=3FLgwVGuFnE;
Acessado em 19/02/2013 às 07h50min.
http://www.adnews.com.br/pt/tecnologia/brasil-atinge-27-3-milhoes-de-celulares-vendidos-no-1-semestre.html;
Acessado em 19/02/2013 às 08h17min.
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/01/brasil-fecha-2012-com-novo-recorde-de-vendas-aponta-fenabrave.html;
Acessado em 19/02/2013 às 08h23min.
http://www.oficinadanet.com.br/post/8900-78-milhoes-de-computadores-foram-vendidos-no-primeiro-semestre-de-2012-diz-idc;
Acessado em 19/02/2013 às 08h29min.
http://portal.rac.com.br/noticias/index_teste.php?tp=correio-escola&id=/118784&ano=/2012&mes=/02&dia=/28&titulo=/brasil-consome-15-milhoes-de-computadores-em-2011;
Acessado em 19/02/2013 às 08h36min.
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1961&id_pagina=1;
Acessado em 19/02/2013 às 08h45min.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumismo;
Acessado em 19/02/2013 às 09h59min.
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